Os benefícios de um software personalizado para sua empresa

O que são sistemas personalizados?

O software personalizado é uma solução desenhada para atender às necessidades exclusivas de um negócio. Consiste em um sistema desenvolvido com base nas particularidades e características da empresa em questão, com o objetivo de oferecer as funções e serviços dos quais ela necessita para executar uma rotina de trabalho com qualidade.

Ao investir em um sistema personalizado, ele se torna parte da organização que o adquiriu. Por isso, o processo de atualizações é facilitado, podendo o mesmo ser aperfeiçoado conforme a necessidade dos utilizadores.

Quais são as principais diferenças entre um sistema pronto e um customizado?

Sistemas prontos são projetados para atender uma funcionalidade, um determinado nicho ou área de mercado. São utilizados para atender demandas comuns e gerais de departamentos como por exemplo contabilidade, estoque, recursos humanos, entre outras infinitas opções.

Por consequência da sua ampla área de atuação, muitas vezes a usabilidade do software pronto pode ser comprometida. A sua construção é feita para atender problemas mais comuns a um nicho e não especificamente demandas e necessidades dos usuários de uma empresa em questão. Pode acontecer do sistema não atender o que precisa e, por outro lado, ter inúmeras funcionalidades que ficam sem utilização pois não se aplicam à empresa que o utiliza.

Um sistema personalizado, por sua vez, é feito de maneira que seja plenamente coerente com a rotina da equipe que o utilizará. É muito mais provável que o sistema cumprirá a função a qual foi designado, pois ele foi desenhado especificamente para isso.

Quais as principais vantagens de um software sob medida?

Sabemos que no mundo empresarial quem tem uma maior eficiência de processos tem mais vantagem competitiva. Vamos tornar a sua empresa o mais competitiva possível?

Abaixo exemplificamos as principais vantagens de ter um sistema customizado para a sua empresa.

Otimização dos processos

Ganhar eficiência nos processos é uma das maiores vantagens que um sistema personalizado proporciona. Com isso, obtém-se um nível máximo de automação, o que reduz muito o trabalho manual e libera a equipe para uma atuação mais estratégica, voltada à geração de resultados e ao crescimento da empresa.

Além de poupar a equipe do trabalho mecânico, há uma menor chance de erros, o que também reduz a necessidade de retrabalhos. Menos erros também resulta em maior satisfação do cliente, colaborando também para a fidelização, retenção e possíveis indicações (que geram ainda mais clientes).

Possibilidade de adaptações

É muito comum que, depois de começar a usar um software, os utilizadores se deparem com novas necessidades e demandas. Com um sistema customizado o processo de adaptações é extremamente possível, a fim de melhorar ainda mais a utilização do mesmo.

É vantajoso que equipes e supervisores estejam sempre atentos para quais funções não estão desempenhando como deveriam, e comunicar ao suporte para que os problemas sejam verificados.

Economia a longo prazo

Um sistema é desenvolvido para resolver necessidades específicas na sua empresa. Como ele será planejado de acordo com seus objetivos, a solução será muito mais precisa. Certamente você poupará em investir em outras possíveis soluções ineficazes para os problema da sua empresa.

Escolhendo a customização, diminui-se também o tempo de implementação do software na empresa e o engajamento da equipe em resolver os problemas. Previne-se também a necessidade de adquirir um novo software posteriormente para outra função, pois em muitos casos é possível englobar novas funções em adaptações ao sistema customizado existente.

Integração com outros sistemas

Outra vantagem de softwares desenvolvidos sob medida é que esse tipo de solução pode facilitar o uso da integração de sistemas. É assim que as principais ferramentas de uma empresa podem ser unificadas, possibilitando que as áreas conversem entre si, troquem informações, sejam mais produtivas, tenham uma rotina mais ágil e com menos chances de erros.

Softwares prontos também podem oferecer opções de integração, mas a tendência é que haja maior limitação nesse tipo de processo. Quando a empresa tem total domínio do funcionamento do seu sistema, fica mais fácil fazer as integrações necessárias.

Adaptação do time à ferramenta

É preciso lembrar que, em primeiro lugar, para um software dar resultados ele precisa ser utilizado. Se o programa operado pela sua equipe for desenhado especialmente para se enquadrar na rotinha de trabalho deles, parece claro que teremos como resultado um melhor aproveitamento da ferramenta.

O time estará familiarizado com as funções que o software propõe pois serão exatamente as soluções que a equipe precisa para ter o seu trabalho facilitado e, como consequência, ganhar tempo na sua rotina.

Esta é uma das maiores vantagens de um software personalizado: com pouco tempo de treinamento, a equipe facilmente se adapta e faz um uso total da ferramenta.

Já parou para pensar em como um software sob medida poderia facilitar a rotina de trabalho da sua equipe?

Nós podemos te ajudar nisso. Descubra como você pode implementar novos processos para o seu negócio falando com a nossa equipe. hyperlink do email dele